Você Sabe O Que é GH? Como Tomar e Efeitos!
A busca por um corpo definido, nem sempre obedece às regras da saúde. Não é segredo para ninguém que uma substância utilizada para reposição hormonal virou um dos produtos mais preferidos das academias, você sabe do que estamos falando? É dele menos! O hormônio do crescimento, mais conhecido como GH, que vem do inglês “Growth Hormone”.
O que é GH?
O hormônio do crescimento em inglês Growth hormone (GH) é um polipeptídio produzido e secretado por células especializadas localizadas na hipófise anterior, e sua principal função é a promoção do crescimento e desenvolvimento corporal.
O hormônio do crescimento “GH” é produzido pela glândula hipófise, fazendo com que o GH seja responsável pelo crescimento na infância e puberdade, agindo também na manutenção da corpo (quantidade de gordura e massa muscular). O GH exerce diversas ações com efeitos anabólicos e lipolíticos, produzindo efeitos indutores de resistência a insulina.
O hormônio do crescimento “GH” é facilmente encontrado em lojas da internet, sendo vendido como se fosse um milagre para a juventude, pois dizem que o uso do GH aumenta a massa muscular, melhora a aparência da pele do usuário e diminui o percentual de gordura do corpo. Mas, segundo especialistas, o hormônio do crescimento “GH” não é recomendado para pessoas que pretendem usá-lo para fins estéticos “beleza”.
Vamos ressaltar que o GH não foi feito para o uso de fins estéticos, e sempre que for consumir este ou outros suplementos alimentares, devemos sempre consultar nosso médico/ nutricionista.
Veja também: Como ganhar força muscular, Faça o Correto
10 coisas que você precisa saber sobre o GH!
Nos primeiros dois anos de vida a criança cresce cerca de 25 cm, ocorrendo uma desaceleração progressiva da velocidade de crescimento, mas na puberdade ela volta a acelerar. O acompanhamento com o Pediatra é fundamental para detectar precocemente qualquer alteração da velocidade de crescimento, e com isso permitir o diagnóstico precoce de doenças que afetam o crescimento.
Quando o crescimento é menor que o esperado, o ideal é que um especialista seja consultado. Quanto mais cedo for percebido o problema, melhores serão as chances de recuperação.
Em caso de Nanismo
É um termo usado para situações de baixa estatura grave. Manifesta-se principalmente a partir dos dois anos de idade, impedindo o crescimento e desenvolvimento durante a infância e adolescência. Pode ser causado por deficiência de hormônio de crescimento (chamado de nanismo hipofisário) ou por doenças ósseas congênitas.
Gigantismo
Quando o corpo humano produz GH em excesso, causa uma doença conhecida como gigantismo. É um quadro de crescimento exagerado, acompanhado de outros problemas graves de saúde. Pode surgir na infância, durante a puberdade ou na vida adulta.
Como saber que sou deficiente em GH?
A deficiência de GH pode ser causada por problemas genéticos, traumas, doenças infecciosas ou inflamatórias, tumores cranianos, radioterapia, quimioterapia, entre outras. Muitas vezes não é possível identificar a causa da deficiência, mesmo realizando todos os exames disponíveis.
Uma das formas de se identificar problemas de crescimento é observar que a criança está demorando para trocar a numeração de roupas e calçados ou quando ela se torna a menor da turma da escola. Esses são sinais importantes que devem estimular os pais a procurar um médico endocrinologista.
Uso Adulto
Adultos com deficiência de GH podem fazer a reposição do hormônio de crescimento. Nesses casos o tratamento com GH produz outros benefícios para a saúde como melhora da capacidade física, aumento da massa magra (ossos e músculos), redução da gordura corporal e melhora da qualidade de vida. Por causa desses benefícios, algumas pessoas utilizam o GH erroneamente para tratar a obesidade, reduzir o processo de envelhecimento e melhorar o desempenho físico. A medicação é contraindicada para esses fins por não ser considerada segura. No esporte, a sua utilização é considerada ilícita e passível de punição.
Ciclos utilizados
A administração pode ser crescente de 5-8ui/dia durante 3 meses e meio ou 2UI de GH de manha e 2 UI a noite, depois de treinar. Muitos atletas utilizam estas dosagens por meses, chegando em alguns relatos a ciclos de 1 ano sem pausas!
Já outros com doses menores, 2UI/dia mais também com longos prazos, entre 2 à 6 meses.
Normalmente alguns atletas utilizam juntamente com as doses de GH, 6 UI de Humulin- R (esta é uma insulina relativamente rápida, com meia-vida de 4-6 horas) às seis da manha e 4 UI oito horas mais tarde ou depois do treinamento.
Lembrando que deve procurar um Endrócrino ou Médico para melhorar orientar a sua necessidade de uso.
A quem devo procurar?
A abordagem dos problemas de crescimento é feita da seguinte forma: inicialmente o endocrinologista avalia o histórico de saúde da família e da criança, incluindo os antecedentes gestacionais e de nascimento, além do exame físico completo para identificar outros sinais de doenças. Depois realiza a pesquisa de possíveis causas por meio de exames laboratoriais e radiológicos. Se for constatada uma deficiência de hormônio de crescimento, o endocrinologista indicará o tratamento com GH.
É importante saber que existem outras situações que atrapalham o crescimento normal e que também podem ser tratadas com GH. Tomar hormônio, só com orientação médica.
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia,
Consultoria da Dra. Julienne Ângela Ramires de Carvalho, presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBEM.
Musculação e Cia
Seja o primeiro a comentar!