Tudo Sobre Ginecomastia! Causas e Veja Como Tratar
Tudo Sobre Ginecomastia! Causas e Veja Como Tratar. O aumento do mamilo masculino, muitas vezes é relacionado a homens com excesso de peso ou que desenvolveram a condição na adolescência. Surpreendentemente, muitas vezes é encontrado em homens que são fisiculturistas que fazem o uso de anabolizantes.
Entre o mundo do fisiculturismo, a ginecomastia é conhecida como peitões, peitinhos masculinos, tetinha de bezerro, entre outros nomes nada convencionais, mas é o mais conhecido como tumor do fisiculturista. Nenhum desses parece muito lisonjeiro e cirurgiões de ginecomastia sabem que ter essa condição dentro desse estilo de vida é certamente embaraçoso, mas facilmente corrigido.
O que é Ginecomastia?
Ginecomastia é uma Neoplasia benigna ou maligna que leva ao crescimento das mamas nos homens, algumas patologias, geralmente associadas a desequilíbrios hormonais liderados pela síntese das células adiposas (de gordura). A proliferação benigna do tecido glandular mamário no homem, que se estende de forma concêntrica a partir do mamilo, este aumento, além do fator estético, que é bastante comprometido, ainda pode gerar dores e desconforto.
Veja Também: 6 Shakes Pré e Pós-Treino Para Ganho Muscular
Graus da Ginecomastia:
Grau I: aparecimento de um caroço localizado ao redor dos mamilos, nesse caso é apenas um tecido glandular fácil de remover;
Grau II: hipertrofia das glândulas mamárias poder haver o acúmulo de gordura na região, as magens do tecido em volta não são bem definidas, nesse caso é necessária a lipoaspiração para remoção do tecido gorduroso;
Grau III: Além da gordura e tecido glandular, existe a presença de flacidez e excesso de pele no local, nesses casos necessita uma incisão externa à aréola, na pele e/ou também uma reposição aréolo-papilar.
Causas da Ginecomastia
As causa pode ocorrer naturalmente ou como efeito colateral de esteroides anabolizantes e outros medicamentos. Também tem sido implicado com o uso excessivo de maconha, mas isso é papo pra outro canal…
O uso de esteroides anabolizantes está especialmente envolvido na causa. Claro que nem todos os esteroides vão causar, apenas os que aromatizam. Anadrol, Reign Dark, Sustanon e Dianabol são especialmente conhecidas. Alguns outros são estimuladores mais fracos e estão relacionados à dose.
Quando a ginecomastia ocorre naturalmente, é um processo mais lento e geralmente consiste em tecido glandular e adiposo. O esteroide anabólico induz a ginecomastia ocorre muito mais rapidamente e geralmente é um caroço de tecido glandular puro.
Quando o corpo detecta demasiada testosterona ou uma substância semelhante à testosterona, ela tenta reduzir o nível por um processo chamado aromatização. Isso converte a testosterona em estradiol, uma substância semelhante a um estrogênio. Todos os homens têm algum tecido glandular. Se houver também sensibilidade ao receptor genético, o aumento do nível de estradiol estimulará este tecido a crescer.
Sintomas da Ginecomastia
- Sensibilidades nas mamas;
- Dores;
- Coceiras;
- O crescimento fora do normal;
- A aparência de mama feminina;
- E o acúmulo de gordura na região;
- É comum um mamilo crescer mais que o outro;
De modo geral, além da dor e do aspecto feminino, a ginecomastia não provoca maiores problemas. Um dos problemas principais causados pela ginecomastia é em relação à autoestima do paciente. Apenas com cirurgia é que será possível eliminar a ginecomastia. Os medicamentos e tratamentos em geral, apenas amenizam o problema e auxiliam na redução da dor.
Tratamentos para Ginecomastia
A cirurgia consiste em uma combinação de lipoaspiração e excisão glandular direta através de uma pequena incisão na borda do mamilo. Cuidado com qualquer cirurgião que afirma ser capaz de tratá-lo com lipoaspiração sozinho.
A lipoaspiração simplesmente remove o componente adiposo e, após o aumento do inchaço, você simplesmente possui uma versão menor do que havia antes.
É feito sob anestesia geral e dura cerca de 2 horas. A lipoaspiração é feita pela primeira vez para remover o componente adiposo permitindo que o tecido glandular se condense. Uma pequena incisão é então feita na borda inferior do mamilo.
O tecido glandular é cuidadosamente removido, rastreando a extensão sob o braço. Muitos cirurgiões inexperientes não conseguem fazer isso criando uma cratera no meio do baú. Uma pequena quantidade de tecido glandular é deixada logo atrás do mamilo para evitar colapso.
Muitas vezes, os drenos de sucção são usados para os primeiros dias pós-operatórios para evitar que a coleta de fluido seja o bolso previamente ocupado pelo tecido. Faço todas as suturas com suturas dissolvidas e enterradas para minimizar as cicatrizes e evitar esse aspecto da via férrea. Um colete de compressão é usado por várias semanas para controlar o encolhimento da pele.
Veja Também: Como Queimar Gordura Abdominal, Elime esse Risco da sua Vida!
Como evitar a Ginecomastia
O primeiro passo para evitar a ginecomastia é justamente não utilizar hormônios esteroides. Mas como cada vez mais temos pessoas utilizando hormônios a base de testosterona, temos alguns cuidados interessantes a serem feitos.
O primeiro dele é sempre procurar fazer ciclos com hormônios que não aromatizem. Isso evitará em grande parte o aparecimento da ginecomastia. Como este é um quadro difícil de ser encontrado, a utilização de hormônios anti-aromatizantes, em conjunto com a testosterona, por exemplo, é uma outra possibilidade interessante.
A utilização do Tamoxifeno é uma das mais comuns, por seu efeito inibidor de estrogênio.
No geral, para evitar a ginecomastia você precisa de um ritmo metabólico natural e normal, pois desta forma, você evitará problemas ainda maiores. Bons treinos!
Veja Também: O que tomar para ganhar força? 7 Dicas Infalíveis
Buscando Ajuda Médica
Especialistas que podem diagnosticar uma ginecomastia são:
- Clínico geral
- Mastologista
- Pediatra
- Hebiatra
- Urologista
- Dermatologista
- Endocrinologista
- Psiquiatra
- Psicólogo.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uma ginecomastia são:
- Clínico geral
- Mastologista
- Pediatra
- Hebiatra
- Urologista
- Dermatologista
- Endocrinologista
- Psiquiatra
- Psicólogo.
Conclusão
Você precisa saber que o primeiro passo para evitar a ginecomastia é justamente não utilizar Anabolizantes hormônios esteroides. Não Vale a pena perder saúde em nome da vaidade, você pode procurar um médico especialista em endocrinologia e ele poderá indicar uma boa dieta para ganhar massa muscular. Por isso, para evitar a ginecomastia você precisa de um ritmo metabólico natural e normal, pois desta forma, você evitará problemas ainda maiores. Bons treinos!
Ginecomastia – Cirurgiã Plástica
Fonte e Referências:
Dra. Ana Gonçalves – Cirurgiã Plástica
Treino Mestre
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Seja o primeiro a comentar!