Gengibre Benefícios, Emagrece e Para que Serve!

Gengibre é uma raiz poderosa que pode estar presente na sua cozinha e na sua alimentação em diversos formatos, como tempero, no meio da comida, como chá, no suco, e etc.
Você inclui essa raiz com tantos benefícios no seu dia a dia? Faça isso!

O que é Gengibre e Para Que Serve?

Ela apresenta propriedades medicinais, trazendo melhorias para nossos sistemas digestivo, circulatório e respiratório, atuando também como um composto termogênico. Para quem não sabe, alimentos termogênicos fazem o organismo gastar mais energia no processo de digestão, acelerando o metabolismo e contribuindo para o emagrecimento. Também combate azias e gases intestinais, atua como antioxidante e anti-inflamatório, melhora náuseas e vômitos, além de ser um remédio natural para pessoas com refluxo e gastrite.

Gengibre Benefícios

1. Cura o Intestino e Alivia a Náusea

O gengibre tem uma história longa e comprovada de ajudar a aliviar doenças do estômago e do intestino. Na medicina herbal tradicional, é conhecido por ajudar na digestão e promover a liberação de gases intestinais, ao mesmo tempo em que acalma e relaxa o estômago e o intestino.

O gengibre também fornece alívio da doença matinal. Por exemplo, pesquisas mostram que tomar um grama da raiz diariamente ajuda a reduzir a náusea e o vômito em mulheres grávidas, além de aliviar o enjoo matinal.

Além disso, tem sido usado com sucesso para combater a náusea e o desconforto gastrointestinal após a cirurgia ou durante a quimioterapia. Estudos também mostraram que a raiz pode efetivamente suprimir os sintomas de enjoo, como tontura, náusea, vômito e calafrios.

O gengibre também ajuda a estimular o esvaziamento do estômago, sem efeitos colaterais negativos. Além disso, também impede o crescimento de H. pylori – um tipo de bactéria no sistema digestivo que pode causar úlceras no revestimento do estômago ou na parte superior do intestino delgado, e que às vezes leva ao câncer de estômago.

2. Fortalece o Sistema Imunológico

De acordo com o antigo sistema de cura da medicina ayurvédica , a raiz fortalece o sistema imunológico porque ajuda a decompor as toxinas nos órgãos do corpo, limpando assim o sistema linfático do corpo. Desta forma, o gengibre evita o acúmulo de toxinas no organismo que aumentam a suscetibilidade a infecções, especialmente no sistema respiratório.

Combinando óleo de gengibre e óleo de eucalipto é dito ser um remédio eficaz para aumentar a imunidade e melhorar a respiração.

3.  Alivia dores e ajuda na cura ​​de Inflamação

Numerosos estudos mostram que o gengibre ajuda no alívio da dor. Em um estudo, os participantes receberam dois gramas de suplementos da raiz cru ou tratado termicamente por 11 dias consecutivos. Eles então realizaram numerosos exercícios de cotovelo com um peso pesado projetado especificamente para induzir um nível moderado de lesão muscular.

Os níveis de dor e inflamação foram testados antes do exercício e durante três dias depois. Ambos os tipos de gengibre deram bons resultados, embora o gengibre bruto tenha sido um pouco mais eficaz , reduzindo a dor induzida pelo exercício em 25% em 24 horas.

A habilidade do gengibre em auxiliar no alívio da dor é provavelmente um resultado de seus muitos compostos potentes, incluindo o gingerol e o shoga.

Além disso, foi demonstrado que os extratos da raiz impedem o inchaço das articulações em modelos animais, diminuindo os níveis de inflamação. Mesmo os componentes não-gingerol do gengibre foram capazes de aumentar a atividade da raiz mais conhecido.

Em outro estudo, cerca de 250 pacientes com dor moderada a grave no joelho foram incluídos em um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, no qual receberam extrato de gengibre ou um controle duas vezes ao dia por 6 semanas. No final do estudo, mais pacientes no grupo de extrato de gengibre experimentaram uma redução moderada na dor no joelho em pé em relação aos do grupo controle .

4. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Segundo os resultados de um ensaio clínico de 2008 com 85 pessoas com colesterol alto, tomar três gramas de pó de gengibre diariamente em três doses divididas causou reduções significativas na maioria dos marcadores de colesterol, incluindo triglicérides, colesterol e lipoproteína de baixa densidade (LDL). Em outras palavras, o gengibre demonstrou um efeito significativo na diminuição de lipídios.

5. Aumenta o metabolismo

O gengibre pode aumentar a termogênese no corpo – quando o corpo queima a gordura armazenada para criar calor – com efeitos benéficos no metabolismo geral e no armazenamento de gordura.

Pesquisas sugerem que o consumo de ingredientes termogênicos, como o gengibre, pode aumentar o metabolismo em até 5% e aumentar a queima de gordura em até 16%. De acordo com uma recente revisão publicada nos Anais da Academia de Ciências de Nova York , o gengibre pode proteger contra muitas das conseqüências da síndrome metabólica, uma das quais é o ganho de peso.

 6. Equilibra os níveis ​​de açúcar no sangue

Um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, examinando os efeitos do gengibre sobre o açúcar no sangue em jejum de 41 participantes mostrou que 2 gramas de suplemento de gengibre moído tomados diariamente por 12 semanas reduziram seus níveis de açúcar no sangue em jejum em impressionantes 12%. , na média.

gengibre beneficios

7. Melhora a memória

Foi mostrado para ajudar a memória de apoio, juntamente com outras funções do cérebro. Um estudo examinou os benefícios do extrato de gengibre em vários aspectos da função cerebral em 60 mulheres saudáveis ​​de meia-idade. Essas mulheres foram aleatoriamente designadas para receber ou extrato ou controle uma vez por dia durante 2 meses.

Esses participantes foram avaliados quanto à memória e função cerebral em três momentos diferentes – antes de iniciar o estudo, após um mês e após dois meses. O extrato de gengibre, relatou os pesquisadores do estudo, “aumenta a atenção e as capacidades de processamento cognitivo, sem efeitos colaterais”.

Mas como consome essa raiz? De qual forma?

Agende uma consulta e descubra outras maneiras de melhorar sua saúde e qualidade de vida!

Gengibre Emagrece?

Bom, a raiz tem como sua principal ativo o aumento do metabolismo, como dito no benefícios acima, o gengibre pode aumentar a termogênese no corpo – queimando a gordura armazenada para criar calor, ou seja, ela vai sim  queimar mais calorias e por consequência ajudar a você perder alguns kilos.

Alguns pessoas usam o gengibre em sucos e água Detox, separamos varias receitas de água Detox nesse artigo > 7 Receitas Para Emagrecer

Gostou do Artigo? Compartilhe com seus amigos 🙂

Veja Também:

Fontes e Referências:
Nutricionista Vitor Perna e Texto adaptado de https://organixx.com/tOrganixx

 

Baixe Gratuitamente um E-book com 47 dicas de como Perder e Trincar o seu Abdômen em 47 dias! Clique em BAIXAR EBOOK!

Baixar Ebook
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!