Carne de Porco Faz Mal a Saúde?

Carne de Porco Faz Mal a Saúde? A carne de suína é rica em proteínas e acaba sendo superior à carne bovina. Isso porque a gordura é localizada de forma “periférica” e não “intra muscular”. É uma carne de excelente qualidade no Brasil, porém pouco apreciada pela grande maioria da população.

A carne de porco magra, quando aparada de gordura visível, é nutriente-densa, satisfatória e boa para você. Algumas porções de carne de porco, como lombinho, costeletas de lombo e assado de lombo, são feitas com cortes magros e são mais saudáveis ​​do que as de frango. Considerando que algumas preparações como bacon e cortes gordurosos promovem o acúmulo de colesterol e está cheio de gordura saturada que resulta no entupimento da artéria – definitivamente não significa para o consumo diário e em porções descontroladas.

Nutrição da Carne de Porco A gordura na carne de porco é isenta de gordura trans e principalmente mono e poli-insaturada, portanto a carne de porco aparada é adequada para dietas cardíacas saudáveis ​​ou que diminuem o colesterol. Porco tem um alto teor mineral de fósforo, selênio, sódio, zinco, potássio e cobre. Os dois minerais que estão presentes em boas quantidades são ferro e magnésio, enquanto cálcio e manganês são encontrados apenas em traços.
A carne de porco é altamente enriquecida com Vitamina B6, Vitamina B12, Tiamina, Niacina, Riboflavina e Ácido Pantotênico. Algumas quantidades de vitamina A e vitamina E são encontradas em quantidades muito pequenas. O valor calorífico da carne de porco é de 287,0 por 100 g.

Carne de Porco Faz Mal a Saúde?

Atenção aos pedaços como bacon e costelinha que são ricos em gorduras e, por isso, não são aconselhados numa dieta de emagrecimento. Carne suína não deve ser consumida em excesso. Como toda carne vermelha, o ideal é que esta carne seja consumida apenas de 2 a 3 vezes por semana. Prefira os cortes com menos gordura, como a bisteca, filé mignon suíno e o lombo e o preparo deve ser assado ou cozido.

Valor Nutricional da Carne de Porco

A carne de porco é um alimento rico em proteínas e contém quantidades variáveis ​​de gordura.

A tabela abaixo apresenta informações sobre todos os nutrientes da carne suína.

Informação nutricional: Carne de porco moída – 100 gramas

Montante
Calorias 297
Água 53 %
Proteína 25,7 g
Carboidratos 0 g
Açúcar 0 g
Fibra 0 g
Gordo 20,8 g
Saturado 7,72 g
Monoinsaturado 9,25 g
Poli-insaturados 1,87 g
Ômega-3 0,07 g
Ômega-6 1,64 g
Gordura trans ~

 

Proteína de Porco

Como toda a carne, a carne de porco é composta principalmente de proteína .

O teor de proteína da carne de porco magra cozida é de cerca de 26% por peso fresco.

Por peso seco, o teor de proteína da carne de porco magra pode chegar a 89%, tornando-a uma das mais ricas fontes alimentares de proteína.

Ele contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção de nossos corpos. De fato, a carne é uma das fontes alimentares mais completas de proteína.

Por esse motivo, comer carne de porco ou outras carnes pode ser um benefício especial para fisiculturistas, atletas em recuperação, pacientes pós-cirúrgicos ou outras pessoas que precisam construir ou reparar seus músculos.

A proteína de alta qualidade é o principal componente nutricional da carne de porco, tornando-a útil para o crescimento e manutenção muscular.

Vitaminas e minerais da Carne de Porco

A carne de porco é uma fonte rica de muitas vitaminas e minerais diferentes.

Estas são as principais vitaminas e minerais encontrados na carne de porco:

  • Tiamina: Ao contrário de outros tipos de carne vermelha, como carne bovina e ovina, a carne de porco é particularmente rica em tiamina. A tiamina é uma das vitaminas do complexo B e desempenha um papel essencial em várias funções do corpo.
  • Selênio: A carne de porco é geralmente uma rica fonte de selênio. As melhores fontes desse mineral essencial são os alimentos derivados de animais, como carne, frutos do mar, ovos e laticínios.
  • Zinco: Um mineral importante, abundante em carne de porco. É essencial para um cérebro saudável e sistema imunológico.
  • Vitamina B12: Apenas encontrada em alimentos de origem animal, a vitamina B12 é importante para a formação do sangue e função cerebral. A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia e danos aos neurônios.
  • Vitamina B6: Um grupo de várias vitaminas relacionadas, importantes para a formação de glóbulos vermelhos.
  • Niacina: Uma das vitaminas do complexo B, também chamada de vitamina B3. Atende a uma variedade de funções no corpo e é importante para o crescimento e metabolismo.
  • Fósforo: abundante e comum na maioria dos alimentos, o fósforo é geralmente um grande componente da dieta das pessoas. É essencial para o crescimento e manutenção do corpo.
  • Ferro: A carne de porco contém menos ferro que o cordeiro ou a carne. No entanto, a absorção de ferro de carne (heme-ferro) do trato digestivo é muito eficiente e a carne de porco pode ser considerada uma excelente fonte de ferro.

A carne de porco pode conter quantidades úteis de muitas outras vitaminas e minerais.

Produtos de carne de porco processados, como presunto e bacon, podem conter quantidades muito altas de sal (sódio).

Acarne de porco é uma excelente fonte de muitas vitaminas e minerais, incluindo tiamina, zinco, vitamina B12, vitamina B6, niacina, fósforo e ferro.

Creatina, Taurina e Glutationa

Da mesma forma que as plantas, os alimentos de origem animal contêm várias substâncias bioativas, além de vitaminas e minerais, que podem afetar a saúde.

  • Creatina: Abundante em carne, a creatina funciona como uma fonte de energia para os músculos. É um suplemento popular entre fisiculturistas e pesquisas indicam que pode melhorar o crescimento muscular e manutenção.
  • Taurina: encontrada no peixe e na carne, a taurina é um aminoácido antioxidante formado pelos nossos próprios corpos. A ingestão dietética de taurina pode ser importante para a função cardíaca e muscular.
  • Glutationa: Um antioxidante , presente em grandes quantidades na carne, mas também produzido no corpo humano. Embora seja um antioxidante essencial no organismo, o papel da glutationa como zoo nutriente não é claro.
  • Colesterol: Um esterol encontrado na carne e outros alimentos derivados de animais, como laticínios e ovos. O colesterol dietético não afeta os níveis de colesterol no organismo, pelo menos não na maioria das pessoas.

A carne de porco contém uma série de compostos de carne bioativos, como creatina, taurina e glutationa.

Benefícios da carne de porco para musculação

A carne de porco é carregada com várias vitaminas e minerais saudáveis, além de proteínas de alta qualidade. Carne de porco adequadamente cozida pode fazer uma excelente parte de uma dieta saudável.

Manutenção da massa muscular

Juntamente com muitos outros alimentos de origem animal, a carne de porco é uma das melhores fontes alimentares de proteína de alta qualidade.

Com a idade, a manutenção da massa muscular é uma importante consideração de saúde. Sem exercício e dieta adequada, a massa muscular naturalmente degenera com a idade, uma mudança adversa que está associada a muitos problemas de saúde relacionados à idade.

Nos casos mais graves, a perda muscular pode levar a uma condição chamada sarcopenia, que se caracteriza por níveis muito baixos de massa muscular e diminuição da qualidade de vida. A sarcopenia é mais comum entre pessoas idosas.

Proteína de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais, é muito importante para a manutenção da massa muscular, especialmente quando associada ao treinamento de força.

Ingestão inadequada de proteína de alta qualidade pode acelerar a degeneração muscular relacionada à idade, aumentando o risco de sarcopenia.

Comer carne de porco ou outros alimentos ricos em proteínas, é uma excelente maneira de garantir uma ingestão suficiente de proteínas de alta qualidade que podem ajudar a preservar a massa muscular.

Melhor desempenho no exercício

O consumo de carne não é apenas benéfico para a manutenção da massa muscular, mas também pode melhorar a função muscular e o desempenho físico.

Além de serem ricos em proteína de alta qualidade, os músculos dos animais (carne) contêm uma variedade de nutrientes saudáveis ​​que são benéficos para os nossos próprios músculos. Estes incluem taurina, creatina e beta-alanina.

A beta-alanina é um aminoácido que é utilizado para produzir carnosina no organismo.

A carnosina é uma substância importante para a função muscular.

Altos níveis de carnosina nos músculos humanos têm, de fato, sido associados à redução da fadiga e melhor desempenho físico.

As dietas vegetarianas ou veganas, que são pobres em beta-alanina, podem reduzir a quantidade de carnosina nos músculos ao longo do tempo.

Em contraste, a alta ingestão de beta-alanina (de suplementos) pode resultar em aumentos significativos nos níveis de carnosina nos músculos.

Como resultado, comer carne de porco ou outras fontes ricas de beta-alanina, pode ser benéfico para aqueles que querem maximizar seu desempenho físico.

Conclusão

A carne de porco é o tipo de carne mais popular do mundo.

É uma rica fonte de proteína de alta qualidade, bem como várias vitaminas e minerais.

Por esse motivo, pode promover o crescimento e a manutenção muscular e melhorar o desempenho no exercício.

Do lado negativo, o consumo de carne de porco mal cozida e cozida demais deve ser evitado.

Carne de porco cozida demais pode conter substâncias cancerígenas e carne de porco mal cozida (ou crua) pode abrigar parasitas.

Dito isto, o consumo moderado de carne de porco preparada adequadamente pode muito bem se encaixar em uma dieta saudável.

Abraços a todos!

Veja Também:

Fontes e Referências:

Nutricionista Vitor Perna e Healthline

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!