As Toxinas da Batatas Fazem mal a Saúde?

As Toxinas da Batatas Fazem mal a Saúde?  O que você precisa saber sobre toxinas naturais encontradas nas batatas e na casca delas e os efeitos sobre o seu corpo. 

Tente comer uma ave viva, e ela vai tentar bicar sua mão. Tente pescar com grande peixe sem estar preparado para a batalha, e o peixe vai levá-lo para um mergulho e ainda irá te atacar.

O ponto é que todos os animais têm mecanismos de defesa contra os predadores potenciais.

Adivinha só? As plantas também, mas claro que elas não têm garras ou dentes. Elas têm formas mais inovadoras de tentar não ser comida.

A maioria das plantas produzem algum tipo de compostos tóxicos que elas usam para repelir insetos e animais. Quem se importa né? Bem, esses mesmos compostos podem ser problemáticos, tanto para a
digestão humana, quanto para a saúde em geral.

Agora, não entre em pânico … comer salada não vai te matar.

Como você sabe, é a quantidade que faz o envenenamento por qualquer toxina natural. Uma pequena exposição a uma toxina – como o álcool em um copo de vinho tinto ou uma cerveja escura – tem um efeito antioxidante e pode realmente melhorar sua saúde. Mas a grande e a frequente exposição pode causar intoxicação por álcool e doença hepática.

Hoje eu quero falar com você sobre os compostos tóxicos em um alimento que é comum e que eu adoro- As BATATAS.

cascas da batata

As Batatas e as Toxinas

Primeiro, vamos esclarecer que eu acredito no uso de carboidratos de forma moderada para aqueles que realizam treinamento anaeróbio regularmente … Não muito baixa, não muito alto, e comido na hora certa.

Enquanto pessoas sedentárias geralmente precisam de uma quantidade bem menor de carboidratos, o uso de carboidratos de forma controlada e bem-cronometrada pode ajudar um atleta a repor seu combustível e se recuperar de treinos intensos de força ou de outras sessões de treinamentos.

No entanto, sabemos que os problemas com os carboidratos estão associados com o açúcar refinado, o glúten, os grãos de cereais e outros alimentos presentes em nossa dieta. Essa é a ideia da dieta Paleolítica quanto a nutrição – eliminar as toxinas.

Então, onde é que podemos obter o carboidrato saudável? Muitos defensores da dieta Paleo recomendam o consumo regular de batatas e / ou batata-doce como fonte de carboidratos primário para aqueles que se exercitam intensamente.

Eu concordo, com uma ressalva – o modo de preparar essas batatas tem importância, especialmente se você está comendo-as em uma dieta controlada.

Lembre-se, a frequência de exposição a uma toxina, e a quantidade, fazem a diferença.

Eu já trabalhei com atletas que tentaram consumir batatas regularmente como seu principal combustível e se queixaram de efeitos colaterais, como a inflamação e dor nas articulações.
Outros tentaram batata doce e se queixaram de inchaço e outros problemas gastrointestinais.

Em ambos os casos, por eles estarem consumindo o alimento como um todo, esses alimentos foram responsabilizados. Mas a realidade é que o problema não era a glicose / amido. E sim os compostos tóxicos naturais que esses carboidratos têm… sistema de defesa natural da planta.

Descascar para se Sentir Melhor

Vamos começar com a má notícia primeiro. Junto com o amido, as batatas contêm compostos tóxicos chamados glicoalcalóides. São compostos tóxicos naturais que as plantas usam para se protegerem dos predadores (como nós seres humanos) quando tentamos come-las.

A boa notícia? A maioria destes glicoalcalóides estão localizados na casca da batata.

Assim, se você come batatas regularmente, eu sugiro que você descasque, ferva e coma sempre sem a casca. Por quê? Você acaba ficando só com um bom amido que pode ser usado como combustível anaeróbico (se você treina intensamente), juntamente com uma variedade razoável de vitaminas e minerais que são encontrados nas batatas, mas sem as desvantagens dos compostos tóxicos encontrados principalmente na casca.

Claro, isso significa que você jogará fora um pouco das fibras da batata, mas eu acho que você vai concordar que é melhor jogar fora alguns gramas de fibras, se isso significar que você vai eliminar a maioria das toxinas também!

E Quanto a Batata Doce?

Agora, a ciência não é tão clara quando se trata de batata-doce, pois elas são de uma classificação de planta completamente diferente das batatas normais, e não contêm estas toxinas específicas que identificamos nas batatas. Para mim como atleta e treinador as evidências são claras.

Eu já trabalhei com muitos atletas de força que se queixaram de desconforto gastrointestinal ao consumir a batata-doce como fonte de carboidrato primário. Eu experimentei isso pessoalmente. Minha suspeita é que algum composto localizado na casca pode causar isso.

Faz sentido, não faz? A pele é a camada externa que afasta predadores, especialmente aqueles que não andam por aí com um descascador de batatas. Então nós testamos esta teoria …
E com certeza, quando o mesmo método de descascamento foi aplicado, retirando as peles das batatas doces, as aflições gastrointestinais foram embora para a maioria dos meus clientes. A consistência foi demais para ser apenas uma coincidência.

O Arroz Também Pode Ser Bom

Eu olho para as cascas de batata e de batata doce da mesma maneira que eu olho para o farelo de arroz.

Se você é fanático pela dieta Paleo, você já sabe o problema com a maioria dos grãos de cereais – os “anti-nutrientes”, tais como o ácido fítico, eles podem inibir a absorção de minerais e causar distúrbios gastrintestinais. Com o arroz integral não é diferente.

No entanto, em meio a pessoas que fazem dieta paleo, especialmente aqueles que incluem exercícios intensos regulares, o arroz branco é muitas vezes incluído como uma opção de “amido de segurança”. Concordo 100%.

Os “anti-nutrientes” ou ácido fítico são os problemas para a digestão e absorção de nutrientes estão localizados no farelo de cereais. Este é removido no processo de moagem que transforma o arroz castanho em arroz branco.

É por isso que as culturas que comem um monte de arroz geralmente comem o arroz branco. E isso provavelmente se deve mais à uma intuição natural do que ao método científico.

CONCLUSÕES CULTURAIS E DOS HOMENS DAS CAVERNAS

Eu acredito que a história evolutiva nos ensinam lições valiosas sobre a nutrição ideal para a saúde, sem a sobrecarga de informações, sem esperar a ciência para “descobrir” o que a natureza tem tentado nos ensinar durante séculos.

Eu também acredito que algumas abordagens culturais sobre nutrição pode fazer o mesmo mesclando a saúde com desempenho e objetivos modernos.

Eu quero mostrar uma coisa, eu estou olhando para o meu jantar de estilo japonês. Do lado do arroz branco está a batata doce, sem casca, cozida e amassada. Em uma dieta cultural que inclui esses alimentos em sua base, isso deve ter algum motivo!

-Nate


Ei, aqui é o Mike … Obrigado Nate por esse grande artigo! Eu me encontrei recentemente com o Nate e descobri que ele é um dos caras mais experientes com quem eu já falei sobre nutrição em muito tempo.

Não perca o novo programa de Nate abaixo, que contém dezenas de dicas surpreendentes de nutrição, como a que você acabou de ler hoje… é uma leitura obrigatória se você quiser comer de uma maneira agradável para obter um corpo mais magro e saudável:

Fontes e Referências:

Por Nate Miyaki, Nutricionista Certificado, autor da Fórmula Queima Gordura

Fórmula Queima Gordura – Como Perder 5 a 7 quilos de gordura em 2 semanas
(As NOVAS Regras para a perda de gordura rápida e permanente)

Aproveite!

Mike Geary
Personal Trainer Certificado
Especialista em Nutrição

Summary
Review Date
Reviewed Item
Batatas
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário