Alimentos Saudáveis Podem Fazer mal?
Bons Alimentos X Maus Alimentos: Vinhos, cervejas, queijos, espinafres, tomates, pimentões, chás e o café são bons ou ruins para você?
Existem polêmicas que envolvem muitos desses alimentos, mas o que é verdade? Mesmo os amados espinafre, tomate e chás podem trazer alguns problemas, então vamos explorar…
Depois de minhas décadas de estudos sobre nutrição, eu cheguei à conclusão que mesmo que algo seja “bom para você”, isso não significa que você deva comer 1 tonelada disso todos os dias.
No artigo de hoje, vamos dar uma olhada em alguns dos “queridinhos” do mundo da nutrição, como por exemplo o espinafre, o tomate e o chá, e descobrir porque o consumo exagerado deles pode até ser ruim em alguns casos. E vamos também observar aqueles alimentos que a mídia nos fala que são “ruins “, como a cerveja, o café, o queijo e a manteiga, e saber porque eles podem realmente ser bons em muitos casos.
Vamos começar pelas “toxinas”
Parece que até mesmo algumas substâncias classificadas por cientistas como “toxinas”, às vezes podem fazer bem para você, desde que em pequenas doses. O álcool é um exemplo. Ele é considerado uma substância embriagante (tóxica) por qualquer cientista, mas por alguma razão, após estudos e mais estudos, foi provado que pessoas que bebem porções moderadas de álcool vivem mais do que os que não bebem e que aqueles bebem em exagero.
É um fato interessante, não é? Que apenas pequenas quantidades de algo que é considerado uma “toxina” possam ajudá-lo a viver mais tempo do que se você não beber nada, mas se você beber muito, isso possa te matar.
No entanto existem variáveis um tanto quanto confusas, que são difíceis de decifrar em pesquisa de grupo misto ou pesquisas de hábitos de consumo das pessoas, por exemplo. Não se tem muitos estudos para saber se quem bebe muito licor se sairia tão bem como alguém que só bebe vinho ou cerveja, cada uma das quais têm os seus próprios antioxidantes exclusivos que são geralmente ausentes em outros tipos de álcool. Então, o aumento do tempo de vida dos consumidores de moderadas quantidades de álcool se deve aos antioxidantes do vinho e cerveja e tem resultados opostos em outros tipos de bebidas? Ou isso é um efeito sinérgico de todos as bebidas?
Li um estudo recentemente que mostrou que 1 a 2 copos de vinho tinto por dia aumenta significativamente as boas bactérias no intestino e diminui as bactérias ruins (além trazer benefícios para a pressão arterial, triglicérides, LDL e proteína C-reativa), mas por alguma razão, bebidas destiladas (foi testado o gin) não têm nenhum dos mesmos benefícios.
Concluiu-se que, provavelmente, são os polifenóis e o resveratrol no vinho que ajudam a flora intestinal e, possivelmente, também melhora a química do sangue. E como você sabe, trazem também imensos benefícios para os sistemas digestivo e imunológico.
E a Cerveja? 1 copo por dia faz muito bem, mas….
Quando eu tinha de 20 a 30 e poucos anos, os meus amigos e eu costumávamos beber muita cerveja nos fins de semana, quando saíamos juntos. Hoje em dia, eu não bebo mais tanta cerveja, mas quando tomo, normalmente uma vez por semana, eu sempre escolho uma cerveja escura e de qualidade.
Uma boa cerveja escura é conhecida por ter uma boa quantidade de antioxidantes únicos e vitaminas do complexo B que são presentes em quantidades muito inferiores em cervejas normais, se é que estão presentes em algumas marcas. Por outro lado, grande quantidade de cerveja contém muitos compostos estrogênicos vindos do lúpulo que causam vários problemas para a saúde se consumido em excesso tanto para homens quanto para mulheres
Mais uma vez, a moderação parece ser o melhor caminho. Algumas cervejas por semana, provavelmente, trazem benefícios, mas um pacote de 6 ou mais por noite pode levá-lo a uma morte prematura.
E sobre os possíveis malefícios da cerveja, já que ela é fabricada usando cevada e/ ou trigo em sua a base? Afinal, a maioria das dietas alimentares Paleolíticas tenta evitar grãos por causa de alguns dos componentes problemáticos presentes em muitos deles.
Bem, embora seja verdade que eu, pessoalmente, tente evitar a maioria dos grãos por causa de alguns antinutrientes e glúten que prejudicam o sistema digestivo (e também afetam o sistema imunológico e muito mais), este é um problema muito menor com cerveja porque ela é fermentada. Toda vez que você fermenta algo, os micróbios envolvidos na fermentação efetivamente tornam muitas das toxinas mais neutras e mais fáceis de serem digeridas.
É por isso que a soja fermentada pode realmente ser um pouco saudável, enquanto a soja não fermentada é terrível para você. É por isso também que o pão de cevada (desde que seja fermentado) é menos prejudicial para você do que pão de trigo integral regular, e o glúten é realmente mais fácil de ser digerido quando fermentado (mas isso é assunto para outro dia).
É também por isso que laticínios fermentados como “leite fermentado” e iogurtes são as formas mais digeríveis dos laticínios, e muito mais favoráveis em comparação ao leite puro.
Veja Também: Iogurte Proteico de Chocolate
Queijo?
Falando de alimentos fermentados e a confusão gerada em torno dos laticínios, vamos falar do queijo…
Muitos nutricionistas (“vindos da velha escola”), nutrólogos e repórteres que não entendem a verdadeira bioquímica nutricional sempre falam sobre a gordura do queijo. Eles dizem coisas como “queijo engorda” ou “sempre escolher queijo com baixo teor de gordura ou sem gordura”.
Se você ler o meu artigo aqui, você vai ver porque a gordura do queijo vindo de animais alimentados com capim pode ajudá-lo a queimar gordura e até mesmo prevenir doenças cardíacas.
Eu sei que pode parecer loucura, mas você não pode ignorar o fato de que a gordura em laticínios vindos de animais criados no pasto contém nutrientes poderosos, como a vitamina K2, que tem mostrado que impede a calcificação arterial. Assim como a gordura saudável tem mostrado que ajuda a queimar gordura, construir os músculos e combater o câncer.
Além disso, a porção de gordura do queijo, pode realmente ser a parte mais saudável de qualquer queijo vindo de gado alimentado com pasto, o que falar sobre a digestibilidade do queijo, e de componentes como a caseína? Bem, é verdade que algumas pessoas têm dificuldade em digerir a caseína (ou lactose) em alguns produtos lácteos. Mas tenha em mente que os produtos lácteos fermentados como o leite fermentado, o iogurte e os queijos maturados são geralmente mais fáceis de digerir, uma vez que eles já foram “pré-digeridos” por micróbios no processo de fermentação. Assim, a maioria das pessoas não tem problemas com a digestão de alimentos fermentados. O leite fermentado da maioria das marcas é 99% livre de lactose porque os micróbios consomem e digerem a lactose no processo de fermentação.
Quando se trata de queijo, porém, o segredo para melhorar sua digestão é consumir um queijo envelhecido de boa qualidade. Um queijo envelhecido que passou por várias fases de fermentação com vários tipos de micróbios será sempre mais fácil de digerir, devido à pre-digestão já realizada por muitos dos microorganismos, assim como cada etapa do processo de envelhecimento vai ajudar a quebrar os componentes lácteos e torná-los mais digeríveis. Por exemplo, se você gosta de queijo cheddar, uma das melhores opções, que também é fácil de encontrar na maioria das lojas, é o queijo irlandês pois eles são envelhecidos por diferentes quantidades de tempo e todos são feitos com leite de vacas alimentadas com pasto.
Faça o que fizer, evite queijos processados de forma simples, como queijos americanos, requeijão com alto teor de sal, etc, pois estes geralmente não são saudáveis.
Então o espinafre é só benefícios? Nem tanto….
Todo mundo sabe que o espinafre é excelente para nós, certo? Afinal de contas, o espinafre é carregado de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais, que são maravilhosos para os nossos corpos. É claro que os músculos do Popeye vem de tanto comer espinafre 🙂
No entanto, espinafre e outras folhas verdes escuras contêm altas quantidades de ácido oxálico, que é conhecido por causar pedras ou danos nos rins se você consumir muito por muito tempo. A maioria das informações disponíveis diz que, grande parte das pessoas tem que comer grandes quantidades de espinafre durante muito tempo para realmente ver os efeitos negativos, de modo que este parece ser mais um exemplo de que a moderação é, provavelmente, a melhor saída.
Sugestão: uma pequena salada verde mista toda noite no jantar é provavelmente benéfica para a nossa saúde, mas uma enorme salada de vegetais verdes duas ou três vezes por dia, todos os dias é, provavelmente, muito e pode causar problemas por causa do excesso de ácido oxálico.
Veja Também: 20 Regras Alimentares Para Uma Boa Saúde e Forma Física
Legumes Orgânicos
Esse grupo de vegetais é representado principalmente pelas berinjelas, tomates, batatas e pimentões. Há também algumas versões selvagens de solanáceos que são altamente tóxicos se ingeridos. Apesar de nossos solanáceos agrícolas mais comuns serem muito mais seguros, ainda podem conter pequenas concentrações de certos compostos problemáticos que podem causar a artrite e outros tipos de calcificações impróprias em certas pessoas sensíveis a essas substâncias se forem consumidos durante grandes períodos de tempo.
Tomates e pimentões têm o poderoso antioxidante licopeno. A pele da berinjela tem poderosos antioxidantes sendo estudados para o combate ao câncer. Batatas possuem minerais valiosos e são boas para comer com moderação (no momento certo) por pessoas que se exercitam muito com treinamentos de alta intensidade e precisam repor o glicogênio muscular. Por outro lado, as batatas também contêm toxinas chamadas glicoalcalóides que não são boas para você, quando consumidas com muita frequência.
Então, como você pode ver, embora muitas destas plantas tragam benefícios, elas também podem ter pequenas quantidades de toxinas que podem causar problemas se consumidas com muita freqüência.
Mais uma vez, talvez seja benéfico ter tomates, pimentões e batatas 2 ou 3 vezes por semana por conta de os seus próprios e únicos antioxidantes, vitaminas e minerais, mas talvez comê-los em todas as refeições possa trazer mais malefícios do que benefícios.
Curiosamente, eu descobri por meio de uma pesquisa que uma alta ingestão de vitamina K2 de coisas como manteiga, queijo e cremes vindos do leite de animais alimentados com pasto, carnes saudáveis e certos vegetais fermentados podem neutralizar qualquer efeito de calcificação das toxinas presentes nesses vegetais. Isto é semelhante à pesquisa que eu também descobri que mostra que a vitamina K2 também ajuda a evitar ou reverter a calcificação nas artérias!
Hmm, não me adimira que as doenças cardíacas aumentaram com o advento da margarina e a diminuição do consumo de manteiga em nossa sociedade. As gorduras trans na margarina, provavelmente, são responsáveis por alguns dos danos, mas também a vitamina K2 tem feito falta, as pessoas estão agindo enganosamente e retirando a manteiga de sua dieta agravado os problemas do coração!
As grandes empresas de alimentos vieram estragar o que nossos avós faziam certo no passado.
Tem alguma coisa errada com o chá verde?
Nós todos sabemos que vários chás, incluindo branco, oolong, verde, preto, vermelho e chás de ervas em geral, têm poderosos e únicos antioxidantes que nos protegem de doenças degenerativas como o câncer e doenças cardíacas. E também sabemos que alguns efeitos fitoquímicos dos chás podem até causar um aumento na perda de gordura, mas acho que esse efeito é relativamente pequeno e exige que o resto da dieta esteja correta.
No entanto, eu vi um relatório recentemente falando que os chás não-orgânicos (preto e verde), provenientes da China têm níveis alarmantes de perigosos agrotóxicos, várias marcas populares falharam nos testes de resíduos de pesticidas. A ingestão de pesticidas pode causar câncer.
A principal lição que eu tirei depois de ler esses relatórios foi que eu preciso me esforçar para escolher sempre marcas de chá orgânico a partir de agora, porque seria ilegal rotulá-los como orgânicos e ainda assim serem repletos de pesticidas. Variar os tipos de chá é a melhor opção, assim você evita o uso excessivo de um ou outro tipo.
Eu, pessoalmente, gosto de fazer uma grande jarra de chá gelado algumas vezes por semana e costumo misturar os chás verde, oolong, branco, rooibos, saquinhos de chá de ervas todos juntos na panela para obter um ótimo sabor, a mistura contém antioxidantes diferentes vindos de cada tipo de chá.
Eu também gosto de chás de camomiIa e/ou de menta à noite, 1 ou 2 horas antes de ir pra cama, para me ajudar a relaxar e dormir melhor. Você também pode ler meu artigo aqui sobre as “5 dicas para a insônia” relacionando os chás com o ritual da hora de ir dormir para ajudar a pegar no sono mais fácil e dormir melhor.
Veja Também: Como Perder/Secar Barriga em 1 mês com simples exercícios
Café?
Por alguma razão, a maioria das pessoas pensa que a sua xícara diária de café faz “mal” para elas. Mas se você evitar o açúcar e os cremes falsos (ao invés disso usar creme REAL e stevia!), na verdade, ele é uma bebida bastante saudável cheia de antioxidantes benéficos, nutrientes fenólicos, ácidos clorogênicos, e outros compostos saudáveis que superam quaisquer pequenas quantidades de acrilamida ou outros compostos negativos encontrados nele.
Vários estudos ao longo dos anos têm relacionado o consumo de café à redução do risco de várias formas de câncer. Na verdade, um estudo de Harvard, em 2011, mostrou que os homens que bebem de 1 a 3 xícaras de café por dia reduzem o risco de câncer de próstata em 30%. Outros estudos têm relacionado o consumo de café com a redução do risco de diabetes.
Eu amo tomar uma xícara de um ótimo café por dia — com creme feito de leite vindo de animal alimentado com pasto, por causa da vitamina K2, que é muito importante.
Eu gosto de moer na hora meus grãos (eu uso um pilão para moer os grãos frescos, uma vez que este tem um gosto muito superior ao do café em pó) de café orgânico na parte da manhã para acompanhar o meu muffin de mirtilo caseiro feito com farinha de nozes.
Mais uma vez, caímos no tema da moderação, se você beber muito café, você pode, eventualmente, sofrer os malefícios do excesso de cafeína e uma possível fadiga adrenal, que pode ser causada por excesso de cafeína por longos períodos de tempo, mas tome pequenas quantidades de café por dia e você colherá os benefícios dos antioxidantes que são exclusivos para os grãos de café.
Tenho feito um grande esforço para escolher grãos de café orgânico, pelo menos de 90 a 95% do tempo, uma vez que, aparentemente, o café é uma das piores culturas em termos de pesticidas, fungicidas e herbicidas. E lembre-se que os pesticidas podem ter efeitos estrogênicos e também efeitos cancerígenos, e é por isso que devemos escolher, na maior parte das vezes, alimentos orgânicos.
Conclusão
No que diz respeito à discussão de comer coisas com “moderação”, tenha em mente que eu não concordo com as pessoas que dizem que podem consumir “tudo com moderação”. Por exemplo, não há razões para consumir nada de gorduras trans.
Na minha opinião, elas simplesmente fazem muito mal para serem consumidas em qualquer quantidade e além do mais, você pode escolher gorduras saudáveis naturais para substituí-las. E porque escolher para comer um xarope de milho rico em frutose com moderação quando você pode usar adoçantes reais ao invés disso, como mel, stevia e xarope de bordo. Tenho certeza de que você entendeu o meu ponto de vista.
Para resumir, eu acho que a coisa mais importante que você pode levar deste artigo é que muitos alimentos e bebidas têm alguns compostos negativos neles, e alguns compostos benéficos também. Se você mantiver uma boa variedade em sua dieta e não o excesso de qualquer tipo de comida ou bebida, os benefícios à saúde destes deliciosos alimentos e bebidas podem ser surpreendentes. Mas até mesmo alguns alimentos saudáveis podem ter seus problemas se consumidos em excesso.
É por isso que eu gosto de um copo de café por dia, um (ou dois ocasionalmente) copos de vinho tinto por dia, uma ou duas xícaras de uma variedade de chás por dia, uma porção de uma frondosa salada de verdes a cada dia, legumes de solo como tomates e pimentões algumas vezes por semana, os tipos mais saudáveis de queijos maturados algumas vezes por semana, e até mesmo uma ocasional cerveja escura. E eu sei que isso está fazendo bem para o meu corpo. E mais, eles são realmente muito saborosos e agradáveis tornando sua vida melhor!
Se gostou do artigo não deixe de compartilhar!
Veja Também: 8 Alimentos Que Você Deve Comer Todos os Dias
Fontes e Referências:
Por Mike Geary, Personal Trainer Certificado e Especialista em Nutrição
Autor dos Best Sellers: 101 Alimentos Antienvelhecimento & Cozinha Queima Gordura
Boa noite, li sua matéria e achei bem interessante e gostaria de fazer uma contribuição, eu tenho hipotiroidismo tipo 2, assim alguns médicos estão classificando hoje, é quando todos os seus exames da tiroide (T3, T4, etc, etc) estão todos normais e dentro dos parâmetros, e mesmo assim com uma alimentação aparentemente saudável eu estava engordando, detalhe eu corro 4x por semana e cada dia no minimo 10km mais os dias de musculação.
Passei por vários nutricionista normais e esportivos seguia tudo e continuava engordando, até que não mais satisfeito com isso comecei a pesquisar muito sobre isso e assisti vários videos no youtube de Lair Ribeiro e outros médicos daqui do México que vivo aqui agora, e comecei a entender o meu problema, por ter que tomar o hormônio para tiroide T4 (Levotiroxina) alguns alimentos impediam que fosse processado o T4 fosse transformado em T3 e absorvido pelo organismo, e eu comia muito esses alimentos e todos os dias, que são Brócolis, Couve Flor, Espinafre, Repolho, abobrinha, milho, soja. Encontrei uma nutricionista esportiva aqui e expliquei tudo isso para ela, baseado em tudo isso fiz uma dieta, onde eliminamos todos esses alimentos, eliminamos o açúcar mascavo do meu café (essa foi dureza) todo tipo de pão branco, cerveja por causa do Glúten que também prejudica a absorção do T4, e o resultado foi que em 2 semana já perdi 5 quilos.