Álcool Atrapalha a Musculação e a Dieta? Veja 7 dicas Para Você Tomar umas Socialmente e Ficar em Forma ao Mesmo Tempo

Álcool Atrapalha a Musculação e a Dieta? Veja 7 dicas Para Você Toma umas Socialmente e Ficar em Forma ao Mesmo Tempo. Este tópico parece ser uma luta comum para um monte de gente, pois as pessoas querem emagrecer mas não querem parar de beber álcool.

Agora, eu não estou falando de tomar bebida alcoólica em exagero (isto é, obviamente, um problema), estamos falando apenas de beber socialmente.

Em primeiro lugar, embora algumas pessoas possam voluntariamente optar por parar de tomar álcool por completo, eu ainda acho que a maioria de nós pode beber com moderação e ainda ficar perfeitamente saudável e magro. Mas existem alguns truques que podem ajudá-lo a não engordar e eu vou mencioná-los daqui a pouco.

Quanto a mim, costumo escolher no que eu serei rigoroso para manter meu estilo de vida e aquilo em que eu não preciso ter tanto rigor.

Por exemplo, eu sou muito rigoroso sobre nunca comer nada frito ou feito com gorduras trans, nunca comer pão branco e nunca tomar refrigerantes de nenhum tipo, mas vou admitir que uma coisa que eu tenho escolhido para não ser tão rigoroso é sobre beber álcool. O quê? Um profissional de fitness admite que ele bebe e que não é um “robô” obcecado por boa forma 24 horas por dia? De jeito nenhum!

Bem, sim, é verdade… Eu estou com 38 anos agora e, com certeza, não bebo com tanta frequência como eu fiz nos meus loucos tempos de faculdade (cara, aqueles tempos de faculdade eram divertidos!). Mas eu, certamente, bebo um pouco quando saio com os amigos, vou a um churrasco ou jantar, ou quando vou a bares acompanhado. E eu adoro tomar 1 ou 2 copos de vinho tinto, acompanhando um bom jantar!

É tudo uma questão de equilíbrio em sua vida e nem todos os aspectos têm que ser “perfeitos” para que você obtenha o corpo e a saúde que deseja. Você enlouquece se tentar ser perfeito o tempo todo.

Claro, se você não tem nenhum problema em ficar sem o álcool e tem vontade de tomar essa decisão, então isso certamente pode ser a melhor coisa para a sua saúde, principalmente se você é do tipo que tem dificuldade em controlar porções.

No entanto, para o resto de nós, que realmente gosta de beber socialmente, aqui estão algumas dicas que me ajudaram a ficar em forma, mesmo ainda bebendo álcool ocasionalmente.

7 dicas Para Você Tomar umas Socialmente e Ficar em Forma ao Mesmo Tempo

1. Barriga de Cerveja

Obviamente, álcool acrescenta várias calorias vazias nos dias que você escolher para beber. O álcool tem 7 calorias por grama, em comparação a 4 calorias por grama dos carboidratos e proteínas e 9 calorias por grama das gorduras.

No entanto, ao contrário de ingerir carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis como uma fonte de alimentação saudável, beber álcool te dá muitas calorias com poucos micronutrientes (a exceção é o vinho tinto e as cervejas escuras, sendo que ambos têm níveis razoáveis de micronutrientes).

Nas noites que você souber que vai beber, é melhor que o jantar seja baseado apenas em proteínas e vegetais. Você vai consumir um monte de calorias vazias com o álcool, comer uma boa porção de proteína vai satisfazer o seu apetite, juntamente a vegetais ricos em nutrientes, isso pode ajudar a controlar os desejos e dar ao seu corpo os nutrientes de que necessita.

Além disso, o mais importante é que simplesmente não haja espaço para cargas de alimentos ricos em carboidratos, se você também estiver consumindo álcool. Carboidratos + álcool é uma receita perfeita para o surgimento da barriga de cerveja! Tente manter essa refeição com um nível bem baixo de carboidratos para compensar as calorias extras.

2. Açucares (Frutose, Glicose e Sacarose)

Se você quiser salvar o seu corpo da adição de camadas de gordura, fique longe das bebidas com adição de frutas ou xaropes que são cheios de açúcar, isto é um golpe duplo para o seu intestino pois você está recebendo não só todas as calorias vazias do álcool, mas também um monte de calorias do açúcar também. Bebidas com frutas ou xaropes, como por exemplo, a marguerita ou outras bebidas de frutas tropicais podem, às vezes, ter de 500 a 600 calorias por porção e de 70 a 100 gramas de açúcar!

As margueritas têm cargas enormes de açúcar por conta da mistura feita. Se você deseja uma marguerita com baixo teor de açúcar e poucas calorias, o que você precisa fazer é pedir ao barman para fazê-la com SOMENTE tequila e suco fresco de limão espremido, e NÃO colocar a mistura que é normalmente usada (ela é feita a partir do xarope de milho). Eu acho que fica mais gostosa que a marguerita normal.

Próximo ponto, e eu não acho que isso precise mesmo ser mencionado, mas se você se preocupa com o seu corpo, qualquer bebida que use refrigerante como o mixer vai ser carregado com açúcar (xarope de milho de alta frutose normalmente) e calorias.

Em vez disso, a sua melhor aposta é ficar com um álcool claro misturado com água gaseificada (nunca tônica) e um pouco de limão ou lima (pelo menos você tem um pouco de vitamina C e antioxidantes com o suco natural). Vodka com água gaseificada e limão é a minha bebida preferida, se eu não estiver bebendo vinho tinto.

Fique longe da água tônica! Algumas pessoas não percebem isso, mas a água tônica é carregada com quase tanto açúcar quanto refrigerantes normais, por outro lado, a água com gás não tem caloria alguma. É claramente a melhor maneira de tomar uma bebida com baixa caloria.

3. Não Misture Bebidas Alcoólicas 

Se você for beber cerveja, é melhor tomar apenas uma ou duas cervejas escuras em vez de 5 ou 6 cervejas normais. Claro, cervejas escuras têm mais calorias do que cervejas normais, mas cervejas escuras também têm mais vitaminas B e antioxidantes do que as cervejas convencionais, então você vai obter mais nutrientes tomando a cerveja escura. Contanto que você tome apenas uma ou duas cervejas escuras, você ainda pode ficar entre 150 e 300 calorias.

Geralmente, levamos um pouco mais de tempo para beber uma boa cerveja escura em comparação com uma cerveja normal.

4. Treine Antes

Tente realizar um treino de alta intensidade para o corpo inteiro antes de sair para beber. Se você fizer isso, pelo menos acelera o seu metabolismo fazendo com que seu corpo processe as calorias mais rápido.

Além disso, fazer algum tipo de exercício pela manhã, após a sua noite, também pode ajudar a o seu corpo a voltar para um bom estado de saúde. Esse pode não ser um dos seus melhores treinos em termos de energia, mas pode ajudar a colocar o seu corpo em movimento, suar e voltar a ter uma boa homeostase.

5. Laricas

Evite a larica de fim de noite depois de uma noite com bebidas! Isto é onde a maioria das pessoas causa o maior dano às suas cinturas.

Em vez disso, certifique-se de ter um pouco de proteína e vegetais de fácil preparo disponíveis em casa (talvez alguma carne pré-cozida tipo peitos de frango, bifes vindos de gado alimentado com pasto ou até mesmo atum e alguns espetinhos de vegetais) de modo que você possa satisfazer a fome pós-festa com proteína magra em vez de carboidratos. Legumes e proteína são o segredo aqui.

A pior coisa para o seu corpo será abastecê-lo com pizza, sorvete e outras porcarias ricas em carboidratos depois de uma noite com bebidas.

6. “Encher o C… de Pinga”

Se você beber várias bebidas socialmente, tente manter o consumo de álcool a apenas 1 ou 2 dias por semana, no máximo, se quiser ficar magro. Por outro lado, se você nunca bebe mais de 1 ou 2 doses por dia, eu acho que 1 ou 2 bebidas diárias com uma refeição podem ainda ser parte de um estilo de vida saudável. Mesmo que as calorias sejam contabilizadas, você ainda assim consegue manter sua taxa calórica diária.

7. Tipos de Bebidas

Vinho é uma das escolhas mais saudáveis em termos de bebida, se você precisa de uma bebida, escolha o vinho, pelo menos você terá uma boa dose de antioxidantes também. O vinho tinto é conhecido por seu conteúdo antioxidante, porém mesmo os vinhos brancos contêm alguns antioxidantes, apenas não são tão ricos neles como os tintos.

Vídeo:

O Álcool Prejudica Seus Treinos Mais do Que Você Imagina

Veja Também: 30 fontes de Proteínas Vegetais

Se gostou desse artigo não deixe de compartilhar com que você gosta e se importa!

Alerta de Saúde

Esses 23 “Alimentos Saudáveis” Estão Fazendo Você Ganhar Peso

Fontes e Referências:

Canal do Sérgio Bertoluci – Xtreme 21

Por Mike Geary, Personal Trainer Certificado e Especialista em Nutrição
Autor dos Best Sellers: Cozinha Queima Gordura & A Verdade Sobre a Barriga Perfeita

Summary
Review Date
Reviewed Item
Álcool Atrapalha a Musculação e a Dieta?
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário