Adoçantes Artificiais Engordam? Veja Alternativas Naturais

Adoçantes Artificiais Engordam? Veja Alternativas Naturais. Hoje eu queria falar sobre adoçantes artificiais porque tenho notado que há muita confusão e equívocos que giram em torno desses adoçantes não calóricos.

Os adoçantes artificiais e a enorme lista de produtos adoçados com eles são comercializados para que você implacavelmente os veja como “alimentos saudáveis” ou mais “saudáveis” que os produtos adoçados com açúcar ou xarope de milho. Mas eles são realmente?

Só para esclarecer, alguns dos adoçantes artificiais mais populares no mercado hoje são:

  • Splenda (sucralose)
  • Aspartame
  • Sacarina
  • Acessulfame de Potássio (aka- acessulfame K)

Esses adoçantes artificiais são usados em abundância em quase todas as bebidas “diet”, nos iogurtes “light”, pudins e sorvetes, e na maioria dos produtos com “baixo carboidrato”, e quase todos os produtos “reduzem o açúcar”. Heck, mesmo a maioria das proteínas em pó são também carregadas de adoçantes artificiais (basta olhar para os ingredientes e normalmente você vai ver um deles).

Splenda é provavelmente um dos piores criminosos que se diz “saudável”, pois as pessoas acreditam que é feito de açúcar real. Não se deixe enganar! Ainda é uma substância artificial. O que eles não dizem é que Splenda é realmente uma substância quimicamente modificada, onde o cloro é adicionado à estrutura química, tornando-o mais parecido com um pesticida clorado do que com algo que deva comer ou beber.

Este é um dos maiores equívocos que eu vejo o tempo todo e me entristece ver tantas pessoas envenenando sua família com adoçantes artificiais perigosos, como splenda, enquanto pensam, falsamente, que estão fazendo algo saudável.

A verdade é que os adoçantes artificiais não são nem de longe saudáveis, e como você vai descobrir em um minuto, podem facilmente ser tão ruins para você, se não pior, do que o açúcar ou xarope de milho. A maioria das pessoas pensa que estão fazendo algo de bom para si, escolhendo as bebidas “diet” ou os iogurtes “light” em comparação às versões carregadas de açúcar, mas o problema é que você está se expondo a um novo conjunto de problemas com as bebidas e alimentos adoçados artificialmente.

Eu sei que você provavelmente está frustrado por todas as mensagens contraditórias que ouve a cada dia sobre quais os alimentos são bons para você e quais são ruins. Tenho certeza de que hoje você provavelmente já viu algum anúncio inteligente ou viu em algum lugar, um comercial gritando os benefícios para a saúde de um produto alimentar carregado de adoçantes artificiais. Não se preocupe. Basta ficar comigo e eu vou passar a campanha de marketing par
a você e decifrar a verdade. Eu também vou lhe dar algumas ideias para ótimas alternativas para os adoçantes artificiais, bem como alternativas ao açúcar ou adoçantes de xarope de milho.

O fato é que, os adoçantes artificiais, o açúcar ou xarope de milho, são realmente apenas uma batalha entre dois males. Que mal é pior?

Tenho certeza que você já conhece os problemas dos produtos adoçados com açúcar ou xarope de milho. O excesso de calorias vazias e o pico de açúcar no sangue, resultam no aumento de insulina em seu corpo, não só promovendo o ganho de gordura, mas também estimulando ainda mais o seu apetite e tornando as coisas ainda piores.

Por outro lado, os adoçantes artificiais poupam calorias, mas há evidências crescentes de que eles podem aumentar o apetite por doces e outros hidratos de carbono, fazendo com que você coma mais ao longo do dia. Portanto, você não guarda, realmente, quaisquer calorias. Além disso, estudos têm demonstrado que os adoçantes artificiais podem estimular o aumento dos níveis de insulina no seu corpo, o que pode, de novo, promover o armazenamento de gordura.

Todos os 4 adoçantes artificiais listados acima são desagradáveis produtos químicos que o corpo humano não foi destinado a ingerir. No entanto, a maioria de nós está ingerindo um monte desses produtos químicos em uma base diária. Além dos problemas que eu citei até o momento, outros problemas de saúde que têm sido relacionados com adoçantes artificiais em estudos científicos, bem como em observações são:

  • alguns têm sido associados a potenciais riscos de câncer
  • efeitos negativos sobre o fígado, rins e outros órgãos
  • estimulação de ânsias
  • problemas gastrointestinais
  • problemas de desenvolvimento em crianças e fetos
  • dores de cabeça
  • e muito mais questões na lista

Agora, alguns dos potenciais problemas de saúde acima, não estão definitivamente provados como verdadeiros nos estudos. No entanto, alguns deles têm sido mostrados em estudos em animais que receberam doses elevadas. Além disso, se você fizer uma pesquisa, encontrará hordas de pessoas que atribuem o uso de adoçantes artificiais ao longo dos anos a todos os tipos de doenças em si mesmos ou em seus familiares.

Independentemente do fato de que todos os problemas de saúde reais, para uso humano real, não estão ainda provados, eu não sei sobre você, mas eu prefiro proteger a mim e a minha família e ficar longe desses produtos químicos artificiais possivelmente perigosos.

É claro que, apesar de todos os problemas de saúde potencialmente associados aos adoçantes artificiais, as empresas que vendem os produtos continuarão a alegação de que eles estão totalmente seguros. Não acredite neles! A questão de fundo é que o corpo não foi projetado para lidar com substâncias estranhas, como adoçantes artificiais. Pegue a minha palavra sobre isso.
Então, quais são suas opções para alternativas?

Bem, suas melhores alternativas para o açúcar ou xarope de milho são o mel cru, o xarope de bordo orgânico, ou mesmo um xarope com alto nível de antioxidante pouco conhecido, chamado xarope de sorgo (comum no sul dos EUA). Mesmo que estas alternativas ainda tenham a mesma quantidade de calorias do açúcar ou o xarope de milho… mel, xarope de bordo orgânico e xarope de sorgo fornecem realmente alguns nutrientes e antioxidantes, por isso não são apenas calorias vazias. Calorias vazias, como o açúcar branco refinado estimulam mais o seu apetite porque o seu corpo está com falta de nutrientes.

Agora você deve estar pensando que, você gostaria de economizar em calorias, mas evitar os adoçantes artificiais desagradáveis. Boas notícias… Você pode!

Eu particularmente gosto bastante de Stevia. Eu tenho usado por anos como um adoçante alternativo quando você ainda quer economizar um pouco em calorias e açúcar, mas não quer prejudicar a sua saúde com adoçantes artificiais.

Stevia não é artificial como os outros adoçantes químicos que eu mencionei acima. Stevia é uma erva não calórica natural que tem sido usada por milhares de anos em algumas partes do mundo. É uma erva, e quando secas em pó, tem uma doçura cerca de 200-300 vezes mais forte que o açúcar.

Um problema que eu notei com o uso de Stevia é que o pó puro é um poderoso adoçante, assim você pode facilmente usar muito. No entanto, eu encontrei alguns bons produtos Stevia que usam um agente de volume adicionado para que você possa medir o pó Stevia, em comparação direta com a medição de açúcar.

Eu ainda tenho que ver todos os relatórios negativos ou problemas de saúde em relação a Stevia e os potenciais benefícios positivos para a saúde. Afinal de contas, é simplesmente uma erva ao invés de um produto químico artificial derivado em um laboratório. Eu definitivamente dou à Stevia o meu selo de aprovação. Faça um favor para você mesmo (e para a sua família), e se você é atualmente um viciado em adoçantes artificiais, por favor, considere a mudança para Stevia.

Mais e mais produtos de Stevia já estão disponíveis até mesmo em muitos supermercados. Veja alguns exemplos.

Bem, é isso por hoje. Espero que tenham gostado dessa importante discussão. Sinta-se livre para copiar/colar este link e enviá-lo para alguém que você sabe que pode estar exagerando nos adoçantes artificiais.

Veja Também: 30 fontes de Proteínas Vegetais

Se gostou desse artigo não deixe de compartilhar com que você gosta e se importa!

Alerta de Saúde

Esses 23 “Alimentos Saudáveis” Estão Fazendo Você Ganhar Peso

Fontes e Referências:

Por Mike Geary, Personal Trainer Certificado e Especialista em Nutrição
Autor dos Best Sellers: Cozinha Queima Gordura & A Verdade Sobre a Barriga Perfeita

Summary
Review Date
Reviewed Item
Adoçantes Artificiais
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário