Sabe o que é vigorexia? Sintomas e tratamento

Vigorexia é uma doença que afeta principalmente a ala masculina. São homens que tem vergonha do próprio corpo e que buscam acabar com esta insatisfação praticando exercícios excessivos e utilizando esteroides anabolizantes. É comum pessoas que sofrem deste problema apresentar extremo cansaço, desânimo, mau humor, fadigas, lesões musculares, insônia, irritação e fraqueza.

Pela constante busca da forma física perfeita, muitos homens e mulheres acabam prejudicando a saúde e o estado emocional, pois não respeitam os limites para alcançar seus objetivos. De modo que pode gerar outros conflitos, como afastamento da vida particular e social, exagero convívio na academia, preconceito, perdas de oportunidades de trabalho e estudo.

Sintomas da vigorexia

O principal sintoma da vigorexia é o fato de o indivíduo estar em ótima forma física e continuar achando que seu corpo é inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas são:

  • Dor muscular persistente por todo o corpo
  • Cansaço ao extremo
  • Irritabilidade
  • Checagem com muita frequência no espelho
  • Depressão
  • Anorexia/ Dieta muito restritiva
  • Insônia
  • Aumento da frequência cardíaca ao repouso
  • Menor desempenho durante o contato íntimo
  • Sentimento de inferioridade

A musculação é considera a mãe de todos os esportes, mas deve ser praticada como o melhor método para a saúde e para o corpo. Sendo assim para que a musculação garanta bons resultados, é fundamental ter consciência e bons hábitos de vida.

Dica importante: Se desejar potencializar os efeitos na musculação siga corretamente as instruções do seu treinador. E com orientação profissional, adote uma dieta adequada ao seu objetivo.

Tratamento para vigorexia

As pessoas que são vítimas da vigorexia geralmente acreditam estar saudáveis e em excelente estado, enquanto os familiares, parentes e amigos veem que pouco a pouco estão sendo consumidas pela insatisfação com seu corpo.

Os tratamentos usados ​​para controlar ou remover essa necessidade constante de cuidar do corpo são multidisciplinares, o que significa que devem envolver elementos diferenciados ao mesmo tempo.

O tratamento mais indicado é a psicoterapia, cujos objetivos serão fazer o indivíduo aceitar-se como realmente é e aumentar a sua autoestima. Além disso, pode ser necessário tomar medicamentos à base de Serotonina e uma alimentação equilibrada, orientada por um nutricionista

Vídeo Reportagem Sp ao Ar sobre a Vigorexia

 

Fonte: Sp ao ar, Tua Saúde, Portal do Monstro

Deixe um comentário