Alimentos feitos no microondas fazem mal a saúde?

Alimentos feitos no microondas faz mal a saúdeUma análise sobre como os alimentos feitos no microondas podem afetar negativamente sua saúde

microondasVocê sabe qual aparelho, além de uma televisão, está em quase todos os lares no Brasil? É um forno de microondas. Porque os fornos de microondas são rápidos e fáceis e não ocupam muito espaço, eles são usados para a preparação da refeição em casa, no escritório, e até mesmo em restaurantes. Mesmo o seu restaurante favorito saudável pode depender desses dispositivos elétricos para aquecer rapidamente ou para cozinhar os alimentos.

Os fornos de microondas são seguros? É recomendável comer os alimentos aquecidos neles?

Antes de olharmos para a ciência de como alimentos preparados no microondas podem afetar a química do sangue e afetar negativamente a sua saúde, vamos olhar sob uma perspectiva maior e pensar logicamente sobre o assunto.

Se você pensar sobre isso a partir desta perspectiva, o sistema digestivo humano evoluiu ao longo de centenas de milhares de anos para digerir os alimentos que eram crus ou cozidos em água ou pelo calor. No entanto, alimentos cozidos através de microondas é um método de cozimento totalmente estranho e desconhecido ao sistema digestivo humano.

É apenas uma conclusão lógica dizer que este método de cozimento radicalmente diferente irá alterar a química do alimento e impactar negativamente a nossa saúde.

Agora, um pouco mais de ciência:

Vamos dar uma olhada em como os fornos de microondas funcionam

As microondas são uma parte de todo o espectro eletromagnético de energia que inclui as ondas de luz e ondas de rádio. Elas viajam na velocidade da luz – que é de cerca de 186.282 milhas por segundo. Então, como é que um forno aquece a comida tão rápido?

No interior do forno de microondas, há um “magnetron”, ou seja, um tubo cheio de elétrons. Os elétrons no forno de microondas reagem com a energia magnética e eletrônica e se tornam micro comprimentos de onda. Esta é a radiação que interage com as moléculas dos alimentos.

Moléculas dos alimentos tem um final positivo e negativo, formando uma espécie de ímã com polaridades norte e sul. Os elétrons dos magnetrons produzem comprimentos de onda, que reagem com as partes positiva e negativa das moléculas alimentares. As moléculas dos alimentos, em seguida, começam a vibrar, até vários milhões de vezes por segundo. Esta “vibração” molecular é o que cria o calor no alimento.

Essas agitações deformam as moléculas dos alimentos e criam novos compostos radiolíticos não naturais, anteriormente desconhecidos pela natureza. Esses compostos estranhos nos alimentos feitos no microondas mostraram que danificam o sangue, o sistema digestivo, e o sistema imunológico.

Os fornos de microondas foram criados a cerca de 40 anos ou mais, mas até agora, existem apenas poucos estudos científicos aprofundados feitos sobre eles.

Pesquisa mostra impactos negativos sobre a saúde por comer alimentos no microondas

Uma extensa pesquisa, no entanto, foi realizada na Suíça e na Rússia sobre alimentos preparados no microondas e seus efeitos no corpo humano. Ambos os estudos concluíram que os alimentos feitos no microondas tem significativamente seu valor nutricional deteriorado, ele distorce as moléculas de proteína no alimento e cria novos compostos radicalmente não naturais. O mais alarmante, no entanto, é que a saúde das pessoas também se deteriora por comer os alimentos aquecidos no microondas.

Seus resultados foram:

  • Hemoglobina no sangue (o componente extremamente importante de transporte de oxigênio do sangue) diminuiu significativamente após a ingestão de alimentos tratados com microondas.
  • Contagem de células brancas do sangue subiu, (como faz em resposta a uma infecção).
  • Colesterol LDL (o mau colesterol) aumentou e colesterol HDL (o bom colesterol) diminuiu.
  • O número de Agentes Carcerígenos (causadores de câncer) em alimentos aumentou.
  • Maior incidência de cânceres no sistema digestivo.

Os cientistas russos descobriram recentemente que o forno de microondas é significativamente assustador para ter seu uso proibido.

Quando o alimento é cozido no forno de microondas, ele tem:

  • Significativamente menos vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, minerais e gorduras essenciais.
  • Proteínas desnaturadas.
  • Perda de enzimas vitais e fitoquímicas.

E aqui está um estudo muito interessante sobre a germinação de grãos:

O grão com água (ou congelado) no microondas não é nem mesmo germinado ou cresce! É bastante óbvio que as microondas mudam a água quimicamente e destróem sua capacidade de nutrir uma planta.

Ok, mas então está tudo bem apenas aquecer sobras no forno de microondas de vez em quando?

NÃO! Na verdade, o alimento, no microondas, é aquecido de forma desigual criando manchas pelo super aquecimento. Essas manchas podem realmente abrigar o crescimento de bactérias, como a salmonela, e você pode acabar com intoxicação alimentar.

Além disso, quando você usa um recipiente de plástico ou filme plástico em contato com o alimento, você acaba recebendo todos os tipos de produtos químicos desagradáveis, como di (etil) adepate ou DEHA, (cancerígeno), o Bisfenol-A ou BPA (um agente cancerígeno causado pelos plásticos) e exenoestrógenos (estrogênios sintéticos) em sua comida!

Em um estudo recente, verificou-se que os ingredientes cancerígenos no filme plástico ultrapassavam 10.000 vezes o limite estipulado como seguro pela FDA!

A exposição ao BPA, usado na fabricação de policarbonato e outros plásticos, tem demonstrado que causa problemas reprodutivos e disfunção erétil, e tem sido associado com doenças cardiovasculares e diabetes em seres humanos.

Os xenoestrógenos são estrogênios sintéticos realmente desagradáveis que parecem estar em toda parte. Nos homens, xenoestrógenos podem causar baixa contagem de espermatozóides e feminilização (como a temida ginecomastia), além de câncer de mama e problemas reprodutivos em mulheres. Os xenoestrógenos ainda promovem o ganho de peso ao redor da barriga e no peito em homens e mulheres, que aparecem como gordura no bumbum, quadris, coxas e na parte de trás do braço.

Assim, além de não ser muito saudável, alimentos aquecidos no microondas podem fazer você engordar!

Os pais nunca devem esquentar o leite ou a fórmula do leite no forno de microondas, ele não só pode superaquecer e queimar o leite do bebê, mas também destruir os nutrientes mais importantes, enzimas e proteínas vitais para o crescimento deles!

E aqui está algo realmente assustador: em 1991, um paciente recebeu sangue que tinha sido aquecido em um forno de microondas. Esse paciente morreu de uma reação anafilática grave pois o corpo combateu o sangue aquecido como uma doença. Ou seja, o microondas criou algo totalmente irreconhecível pelo organismo humano!

Se você quiser ficar seguro, saudável e magro, evite usar o seu microondas totalmente. Pessoalmente, eu joguei o meu micro-ondas fora há cerca de 6 anos e nem sequer senti falta!

Existem alternativas muito mais saudáveis e melhores:

  • Coma frutas e legumes crus, de preferência, ou se cozido, refogue levemente (com um pouco de água e um pouco de manteiga de gado alimentada com pasto) ou use o vapor até ficar crocante em uma panela no fogão.
  • Aqueça a água para o chá, etc em uma panela ou chaleira em vez do microondas, ou, melhor ainda, pegue água quente direto da torneira para cozinhar, eu amo essas coisas!
  • Planeje com antecedência e descongele alimentos congelados na própria geladeira.
  • Aqueça TODAS as sobras em fogo baixo em uma panela ou em uma torradeira em papel alumínio, que leva apenas 4-5 minutos para aquecê-las.
  • Se for necessário usar um microondas (e eu não sei por que você usa!), utilize apenas recipientes de vidro em vez de plástico.

Ou você pode querer experimentar os pequenos fornos elétricos, que são ótimos para cozinhar os alimentos mais rapidamente e de forma mais uniforme que um forno regular ou no fogão.

Você pode realmente cozinhar um congelado de 500 g. Você cozinha um lombo em 20 minutos e ele fica delicioso, dourado, macio e suculento. Estes pequenos fornos elétricos assam, fritam, douram, grelham seus alimentos favoritos, incluindo carne, frango e legumes. Leva 20-30% menos tempo que um forno regular, e utiliza cerca de 75% menos energia.

Esta é uma opção muito mais saudável do que o causador de câncer e ladrão de nutrientes chamado de forno de microondas!

Veja Também: A Verdade para Reduzir a sua Barriga, Queimar Gorduta Abdominal Teimosa e 16 dicas e Truques incomuns 

Fonte:

Pela sua Saúde,
por Catherine Ebeling – RN, BSN & Mike Geary – Especialista em Nutrição Certificado
Coautores dos Best Sellers – Cozinha Queima Gordura & 101 Alimentos Antienvelhecimento

Summary
Review Date
Reviewed Item
Alimentos feitos no microondas fazem mal a saúde?
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário