Alimentos Antioxidantes Para Musculação

O consumo dos alimentos antioxidantes é super importante na dieta de um atleta. Sabemos que praticar exercícios físicos faz bem ao corpo e à saúde, porém em excesso pode sobrecarregar o organismo, ocasionando inflações e inchaços. Além disso, um treino pesado e demorado pode debilitar o organismo, diminuindo assim a imunidade, deixando-o vulnerável aos agentes externos e aos famosos radicais livres (causadores do envelhecimento das nossas células).

Alimentos Antioxidantes

Chá verde

Tem capacidade antioxidante, o que resulta em defesa contra os radicais livres, favorecendo o retardo do envelhecimento da pele e de todo o organismo. O chá verde é um forte aliado à saúde e à boa forma.

Romã

É uma fruta rica em compostos fenólicos, flavonoides e ácido elágico que lhe confere uma ótima atividade antioxidante, atuando no combate aos radicais livres entre outros danos aos nosso organismo.

Aveia

Fonte importante de silício, auxilia na estruturação da pele, minimizando o aspecto da celulite. Tem betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção da gordura pelo intestino. De quebra, ainda ajuda a eliminar toxinas.

Azeite de oliva

Rico em gorduras monoinsaturadas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dê preferência ao extravirgem, que tem taxa de acidez inferior a 1%. Consuma, no máximo, 2 colheres de sopa por dia.

Linhaça

Rica em ômega 3, anti-inflamatório natural, auxilia na regulação hormonal. Também faz uma faxina interna, graças ao alto teor de fibras, contribuindo para evitar o acúmulo de impurezas que dificultam a irrigação e favorecem a celulite. Sugestão: leve de casa a linhaça triturada para salpicar sobre a salada, de preferência batida no liquidificador pouco antes de sair para o trabalho. Isso porque as sementes oxidam e perdem boas doses de ômega3.

Açaí

Fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, este é um fruto de alto potencial antioxidante por ser rico em antocianinas, pertencente à família dos flavonóides.

Licopeno

Trata-se de uma substância que quando absorvida pelo organismo, atua como antioxidante e auxilia no controle e diminuição dos danos causados pelos radicais livres.

Polivitamínicos

É um suplemento alimentar que auxilia na reposição de vitaminas e minerais não ingeridos na rotina alimentar, melhorando assim a imunidade e o funcionamento do organismo.

 

Fonte: Saúde Abril

Deixe um comentário