A Diferença Entre Catabolismo e Anabolismo

Catabolismo e Anabolismo são estados diferentes que descrevem se o corpo está construindo (hipertrofia) ou perdendo tecido muscular. Quando você está tentando ganhar peso, você deve maximizar o tempo em que seu corpo fica no estado de construção muscular, de forma que seus resultados sejam mais satisfatórios. A maneira que você come, treina e descansa influencia diretamente nesse processo.

Catabolismo e Anabolismo

ESTADO CATABOLISMO

Catabolismo é o estado do seu corpo que degenera o tecido muscular. Sempre que você treina, seja cardio ou musculação, você está fadigando os músculos. Quanto mais longo e difícil for seu treino, mais dano você causa ao tecido muscular. Outros fatores podem contribuir para que seu corpo fique em estado catabólico, como a má alimentação e a falta de descanso.
Formas de promover o Catabolismo:
  • Treinamento longo e estressante;
  • A duração não deve exceder 60 minutos;
  • Alimentação inadequada jejum intermitente nesses casos;
  • Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição;
  • Sono inadequado ou fora do mínimo exigido pelo corpo(8 horas);
  • Ingestão de bebida alcoólica.


ESTADO ANABOLISMO

Anabolismo é o estado em que seu corpo constrói tecido muscular. Quando você descansa, seu corpo começa a reparar o tecido muscular danificado. Dessa forma, é durante o repouso, e não no exercício, que seu corpo desenvolve a massa muscular.
Formas de promover o Anabolismo:
  • Alimentação adequada ingerindo uma boa quantidade de proteína de origem animal por dia. Esta proteína devera ser ingerida juntamente com carboidrato após o treinamento e sozinha antes de dormir;
  • Uma boa noite de sono com no mínimo oito horas de duração, um sono tranqüilo e profundo.
 

Como fazer durar mais tempo o estado anabólico?

Há algumas estratégias para deixar o corpo em estado anabólico por mais tempo, ajudando você a ganhar mais massa muscular.

Se alimentar bem é fundamental. Procure comer de 3 em 3 horas. Quando você não come por um bom período de tempo, seu corpo começa a usar o tecido muscular como fonte de energia (catabolismo). A melhor maneira de evitar isso é comer várias vezes por dia, começando de manhã.

Nunca pule o café da manhã. Quando você acorda, seu corpo está há um bom tempo sem receber nutrientes, e certamente já entrou no catabolismo. Dessa forma, você precisa se alimentar rapidamente, a fim de entrar em estado anabólico o mais rápido possível.

Controlar o tempo de treino também é muito importante. Nunca treine por mais de 90 minutos (o ideal é 60). Quanto mais você treina, mais seus músculos se degeneram. Se você quer ganhar massa muscular, precisa ter em mente que o treino é apenas um estímulo.
 
A partir do momento que você já conseguiu estimular os músculos para crescer, o resto do seu treino é um desperdício. Se você passa horas na academia, procure aumentar a intensidade do seu treino e diminuir a duração. 60 minutos estão de bom tamanho.

Por fim, você deve dar o devido descanso aos músculos para que eles se desenvolvam satisfatoriamente. Procure dormir ao menos 8h por dia, e divida o seu treino com inteligência, evitando que seu corpo trabalhe os mesmos grupos musculares em dias seguidos.

Lembre-se, você não cresce na academia, mas fora dela. Se você deseja aprender exatamente como formular seu treino e dieta para ficar em estado anabólico por mais tempo e ter resultados expressivos nos ganhos de massa muscular.

 
Fonte: Catabolismo e Anabolismo - Straighthealth
Summary
Review Date
Reviewed Item
A Diferença Entre Catabolismo e Anabolismo
Author Rating
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário